Além disso, o watsonx Assistant aprimorou a integração com IA Generativa, oferecendo suporte nativo para LLMs e RAG por meio de extensões. Neste artigo, exploramos os benefícios dessa evolução e seu impacto na criação e gestão de assistentes virtuais.
Um ponto de grande impacto foi a mudança da arquitetura do desenvolvimento de fluxos. Agora as conversas são projetadas usando ações, onde cada ação possui etapas.
Mas primeiro… o que é uma ação?
Uma ação representa um problema ou tarefa que seu cliente deseja resolver, como pagar uma conta, cancelar um pedido ou perguntar sobre o clima. Em uma ação, cada interação entre o assistente e o cliente é chamada de etapa.
Nova arquitetura de fluxos baseada em ações
As ações funcionam como blocos, cada uma abordando um assunto específico. Elas consolidam intenções, entidades e slots em uma única interface, organizada linearmente por etapas.
Dentro de cada etapa, é definido:
- Quaisquer condições que determinem se a etapa é processada no tempo de execução.
- O que o assistente diz para o cliente quando a etapa é processada.
- Regras para como o cliente pode responder o que o assistente diz.
- O que fazer após a etapa ser concluída
Com o suporte ampliado para formatos de resposta, como Áudio, Vídeo e IFrame, a nova versão também permite configurar variações da mesma resposta, proporcionando uma experiência mais humanizada.
Também é possível configurar o tipo de resposta que o assistente espera do usuário, como Texto Livre, Confirmação, Opções, Regex, Número, Data e Hora.
Essa nova arquitetura unifica os componentes de desenvolvimento, eliminando a dependência de slots e entidades e permite uma navegação e implementação simplificada.
Visualize suas ações em um diagrama

As ações oferecem a opção de visualização em formato de diagrama, facilitando a compreensão do comportamento do assistente. Esse modelo torna tanto o desenvolvimento quanto a análise do fluxo da conversa mais intuitivos.
Mantenha a fluidez na conversa com as digressões

Esse recurso do Watson Assistant é uma funcionalidade poderosa que permite ao assistente lidar com desvio de assuntos de forma fluida e sem interrupções para o usuário.
Imagine um cenário onde um cliente está fazendo uma compra online e, no meio do processo, ele decide perguntar a função do código de segurança de cartão de crédito. Com esse recurso, o assistente consegue mudar rapidamente de fluxo para responder a essa nova dúvida. Após esclarecer a questão, o assistente pode retornar facilmente ao ponto onde havia parado, criando uma experiência mais natural e dinâmica.
Tratamento de erros aprimorado

Na versão clássica, havia apenas uma mensagem para tratar cenários onde nenhuma condição seja satisfeita.
Na nova versão, temos uma ação de fallback acionada em cenários de erro, e o assistente também configura um valor que indica o que causou o acionamento dessa ação, que pode ser um desses valores: